Wagner em Ação!

Wagner em Ação!
O trabalhador bem informado!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Encontro regional em Ribeirão Preto debate o "Vale Cultura"

Ricardo Perez -Palestrante, Ana Almeida-Presidente Regional da UNEGRO, Adriana Silva - Secretária da Cultura Ribeirão Preto, André Luiz-Vereador PCdoB, Wagner Rodrigues-Secretário Geral CTB/SP, Eliana Contarini - Vice presidente FESP, Aldeir Ceara-Coordenador regional CTB-RP

A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou nesta quinta-feira (29/04) um encontro regional que abordou o tema: "Vale Cultura na vida do trabalhador". O evento, que contou com a participação de representantes sindicais e secretarios da cultura de cidades da região, aconteceu na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
O projeto, de autoria do Executivo Federal, institui o pagamento de R$ 50,00 mensais para que o trabalhador com carteira assinada, que ganha até cinco salários mínimos, utilize esse valor, exclusivamente, na compra de DVDs, CDs, livros, ingressos para teatro, cinema, espetáculos de dança e visita a museus. O Governo Federal estima que o benefício atinja cerca de 12 milhões de trabalhadores.
Pesquisas atuais do Ministério da Cultura indicam que 87% dos brasileiros não freqüentam cinema; 92% nunca foram a
um museu e 73% nunca assistiram a um espetáculo de dança. O músico e produtor cultural Ricardo Peres, que deu uma palestra sobre o tema em Ribeirão, afirmou que a iniciativa do Vale Cultura resgata a cidadania e estimula o direito de escolha do trabalhador. "Além de incentivar o acesso, o projeto coloca nas mãos do trabalhador o poder de decisão sobre o bem cultural que ele quer escolher. Isso é inédito", ressaltou Ricardo Peres.
"A discussão desse temas é muito importante. O Vale Cultura além de oferecer recursos financeiros cria condições de facilidade de acesso, ou seja, os produtos culturais vão estar bem mais próximos dos trabalhadores", afirmou o secretario geral da CTB no Estado de São Paulo e Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Wagner Rodrigues.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

PALESTRA ÉTICA NA POLÍTICA E O ESTADO BRASILEIRO!

GRUPO LOCAL DE COMBATE A CORRUPÇÃO!

CONVIDA



PALESTRA COM PROTÓGENES QUEIROZ


ÉTICA NA POLÍTICA E O ESTADO BRASILEIRO


Data / horário


22 de abril (quinta-feira) – 19h30


Local


Casa do Advogado de Ribeirão PretoRua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215 – Jd. São Luiz Inscrições / Informações


Fones: (16) 3623-0370/0879/7990 ou pelo site:http://www.oabrp.org.br/


INSCRIÇÕES GRATUITAS

domingo, 18 de abril de 2010

CTB realiza encontro de Trabalhadores Públicos!

A cerimônia, coordenada por João Paulo Ribeiro, membro da secretaria, contou com a presença dos dirigentes da CTB Wagner Gomes, presidente nacional; Pascoal Carneiro, secretário-geral; Salaciel Vilela, secretário-geral adjunto; Ailma Maria, presidente da estadual Goiás, Wagner Rodrigues, secretário-geral da estadual SP; José Gonçalves, presidente da estadual Paraíba; Joílson Cardoso, secretário de Política Sindical e Relações Institucionais e Fátima dos Reis, secretária dos Trabalhadores em Serviços Públicos.

A CTB promove durante os próximos dias 16 a 18 o 1º Encontro Nacional dos Servidores Públicos. Do encontro, que tem como principal objetivo a organização da categoria dentro da central e da construção dentro de um projeto de desenvolvimento para o país, participam trabalhadores e trabalhadoras de 15 estados brasileiros, das esferas municipal, estadual e federal.


Reconhecimento aos companheiros de luta!

Ao abrir as intervenções, João Paulo comentou sobre a importância do encontro e da massiva participação do setor das três esferas. Em todas as falas, os dirigentes da mesa felicitaram os responsáveis pela organização política do encontro, João Paulo e Fátima dos Reis, pela iniciativa. Gonçalves reafirmou que o encontro representa os anseios CTB nos Estados, levando a bandeira da unidade dentro do movimento sindical.

Wagner Rodrigues fala sobre a política neo liberal em São Paulo!

O governo do presidenciável José Serra com seus constantes ataques aos direitos dos trabalhadores, foi lembrado pelo secretário-geral da CTB-SP. Wagner Rodrigues ressaltou que não importam as esferas às quais os trabalhadores pertencem, pois todos sofrem com a política nefasta, que tenta de todas as formas retirar os direitos dos trabalhadores, principalmente em São Paulo. "Existem mais de 120 cidades que não têm sindicato de servidores municipais. Isso sem falar no Estado, que sofre com a política neoliberal aplicada pelos tucanos”, afirmou.
A vontade e a necessidade de fazer acontecer foram a tônica da fala de Salaciel Vilela, que comentou a organização dos Estados que realizaram as etapas estaduais. “Esse encontro vem corroborar uma vontade, mais do que isso, uma necessidade. Vontade temos muitas, mas as necessidades têm que ser maiores. Atuamos em um setor que é a porta de entrada para nós. O concurso publico, ainda é hoje, a melhor opção para tirar do setor organizado, as pessoas que organizarão o setor”.
Secretário-geral da CTB, Pascoal Carneiro mais uma vez confirmou a necessidade da construção de políticas públicas para a construção das propostas da Central e de como se dará seu desempenho. “Essa luta é uma das lutas que surgiu com nossa fundação ao lado daquelas fazem parte da pauta unitária das centrais, como a bandeira pela redução da jornada e da questão dos aposentados, com o fim do fator previdenciário”, salientou.
Para Joilson Cardoso, a CTB tem se empenhado para se tornar, cada vez mais, um instrumento político. “Ocupando atualmente o 3º lugar em representatividade, nossa central tem sido muito maior na defesa de um projeto nacional”, revelou o secretário de política sindical, que também lembrou a defesa firme dos cetebistas da resolução 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que garante ao trabalhador em serviço público a legalização de seus direitos de organização.

Trabalhadores Públicos unidos!

Uma das principais organizadoras, Fátima Reis agradeceu aos presentes pelo empenho e participação. “Esse encontro já é um sucesso. Mostrou que estamos unidos, que quando somos convocados, respondemos à altura. Isso é gratificante e nos dá grande respaldo, no que se refere à questão da valorização do trabalhador público. Esse encontro tem papel de fazer uma discussão à política. Não tem caráter deliberativo, mas sim, indicativo. São temas atuais, como a propostas da CTB para o servidor. Esse encontro vai ser um marco. É a partir dele que a Central vai elaborar o conjunto de propostas que atenda a necessidade dos servidores, seja estadual, municipal ou federal”.
Uma das falas mais esperadas, Wagner Gomes comentou sobre as dificuldades de criação da secretaria e do trabalho desenvolvido por seus responsáveis. “Estruturar essa secretaria com uma política consequente e estratégica não é fácil. É a maior categoria brasileira e a mais atacada pelo projeto neoliberal”. Para Gomes, são os trabalhadores do setor que constroem a força do Estado. “Um Estado só é soberano se forte. E essa força exige um servidor público bem remunerado e, mais que isso, que preste um bom serviço à população. O projeto neoliberal tentou passar a imagem de que o servidor público não trabalha – para tentar criar as possibilidades de eliminar cada vez mais postos no serviço público. Esse pensamento foi implementado para acabar com o Estado brasileiro. Então, preparar a secretaria do servidor público é o desafio de vocês”.
O presidente da Central ainda reafirmou a grande credibilidade que o encontro trará para a categoria no movimento sindical e também dentro da CTB. “Eu acho que essa conquista de realização do encontro e da criação da secretaria traz a credibilidade e o respeito que vocês merecem. O filho nasceu. Espero que vocês o criem bem e tenho certeza que isso vocês farão”, finalizou o presidente da Central, que durante o evento recebeu uma placa de homenagem dos trabalhadores da Unicamp pela atuação da entidade junto ao setor.



Fonte: Portal CTB

1° Encontro Nacional dos Serviços Públicos denuncia: Projeto proíbe o fim do direito de Greve em Guardas Municipais!

O Encontro Nacional dos Serviços Públicos da CTB, realizado nesse final de semana 16 a 18 de Abril em São Paulo, discutiu o projeto de lei do GT - Grupo de Trabalho sobre o Direito de Greve no serviço Público que regulamenta o assunto para as três esferas de governo.
O evento contou com a presença da ex juiza trabalhista,  Drª Mara Loguercio, que explanou sobre as negociações coletivas, mas destacou as dificuldades dos Trabalhadores Públicos em organizar suas greves.  A Constituição Brasileira assegura a todo os Sindicatos de Trabalhadores Públicos a participação nas negociações coletivas, mas o maior problema enfrentado está em relação a Justiça do Trabalho que não considera o direito desses trabalhadores.

Cidades não pagam o salário mínimo!
Muitos dirigentes sindicais do país presente ao encontro colocou que muitos governos não pagam aos seus trabalhadores o salário mínimo, contrariando a Constituição Brasileira! Além desse ponto os sindicatos apresentaram a necessidade de uma implantação de um Plano de Carreira e Salários nas prefeituras e em muitos governos estaduais.


CUT defende projeto que proíbe o direito de Greve nas Guardas Municipais!

É um absurdo! Essa foi a palavra designada a Confetam, orgão ligada a CUT e concentra as Fetans em muitos estados, inclusive em São Paulo, pois a CUT defende o projeto que regulamenta o Direito de Greve no serviço público. Se o projeto for aprovado acabou o único instrumento legal para mobilizar e senbilizar o patrão (governos).

Veja alguns pontos do projeto:

* Criação de um conselho gestor com a formação de 50% composto pela população (sociedade), 25% composto por gestores e 25% de trabalhadores;
* Quem usa arma em suas funções estará proibido de fazer greve;


CTB lutará contra o projeto!

Vamos montar uma mobilização de trabalhadores públicos para impedir que tirem a única forma de mobilização contra os governos! O final foi estabelecido um Fórum Nacional dos Trabalhadores Públicos da CTB!