Ricardo Perez -Palestrante, Ana Almeida-Presidente Regional da UNEGRO, Adriana Silva - Secretária da Cultura Ribeirão Preto, André Luiz-Vereador PCdoB, Wagner Rodrigues-Secretário Geral CTB/SP, Eliana Contarini - Vice presidente FESP, Aldeir Ceara-Coordenador regional CTB-RP
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou nesta quinta-feira (29/04) um encontro regional que abordou o tema: "Vale Cultura na vida do trabalhador". O evento, que contou com a participação de representantes sindicais e secretarios da cultura de cidades da região, aconteceu na Câmara Municipal de Ribeirão Preto.
O projeto, de autoria do Executivo Federal, institui o pagamento de R$ 50,00 mensais para que o trabalhador com carteira assinada, que ganha até cinco salários mínimos, utilize esse valor, exclusivamente, na compra de DVDs, CDs, livros, ingressos para teatro, cinema, espetáculos de dança e visita a museus. O Governo Federal estima que o benefício atinja cerca de 12 milhões de trabalhadores.
Pesquisas atuais do Ministério da Cultura indicam que 87% dos brasileiros não freqüentam cinema; 92% nunca foram a
um museu e 73% nunca assistiram a um espetáculo de dança. O músico e produtor cultural Ricardo Peres, que deu uma palestra sobre o tema em Ribeirão, afirmou que a iniciativa do Vale Cultura resgata a cidadania e estimula o direito de escolha do trabalhador. "Além de incentivar o acesso, o projeto coloca nas mãos do trabalhador o poder de decisão sobre o bem cultural que ele quer escolher. Isso é inédito", ressaltou Ricardo Peres.
"A discussão desse temas é muito importante. O Vale Cultura além de oferecer recursos financeiros cria condições de facilidade de acesso, ou seja, os produtos culturais vão estar bem mais próximos dos trabalhadores", afirmou o secretario geral da CTB no Estado de São Paulo e Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Wagner Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário