Wagner em Ação!

Wagner em Ação!
O trabalhador bem informado!

domingo, 25 de outubro de 2009

CTB-SP participa do Congresso dos Vidreiros















Foi aberto no último dia (23) o Congresso Estadual dos Vidreiros. O núcleo da CTB composta pelo companheiro Narciso apresentou uma tese em conjunto com a Articulação com o título “Sindicato Classista e Independente” que considerou os princípios de um sindicalismo de classe e de luta em busca de uma sociedade socialista, justa, fraterna e igualitária. A tese apresenta o papel do sindicato em frente às mobilizações da luta contra o capital, não só para a categoria dos Vidreiros, mas também para toda sociedade.

Debate esquenta e reafirma a posição classista da CTB




Um debate caloroso marcou o congresso com a participação dos companheiros Melara – Intersindical Miranda – Esquerda Marxista, Adi – presidente da CUT e eu como Secretário Geral da CTB-SP. Melara abriu o Debate com um discurso contra o posicionamento contra a CUT e colocando que a Intersindical é o único instrumento capaz de fazer a luta trabalhista, mas não soube responder o porquê um sindicato da Intersindical de Campinas cobra a taxa assistencial. O Mirando focou o projeto marxista para a luta daquele sindicato, deixou claras as falhas da CUT como central.

Polarização do debate: CTB X CUT




O presidente da CUT-SP abriu uma verdadeira discussão contra a CTB-SP e principalmente sobre os sindicatos que deixaram a central que ele pertence dizendo que não existe outra central com representação e “capacidade” dos eles. Com discurso divisionista apresentado pelo Adi não agradou os trabalhadores, pois tinham acabo de escrever uma tese com o núcleo da CTB-SP sobre a unidade para vencer a crise, uma tese muito parecida com o tema apresentado no 2º Congresso Nacional da CTB.

Unidade é respeitar os pensamentos!


Ao responder as perguntas e fazer uma análise sobre a crise internacional e levando em consideração as movimentações políticas na América Latina e principalmente o papel do Brasil diante dessa crise, apresentei um contexto de enfrentamento do patronato brasileiro contra os trabalhadores, principalmente os ataques do estado como São Paulo contra os trabalhadores públicos e a política partidária posta aos brasileiros.
Essa análise foi importante para mostrar uma conjuntura para 2010 e apresentar reforçando o papel do trabalhador e trabalhadora na discussão dos dois projetos para o Brasil: um de desenvolvimento social com avanços necessários a sociedade brasileira e outro que prevêem a extensão do projeto Serra e do Demo da capital de nosso estado para o Brasil.

Perguntas dos trabalhadores foram decisivas.

Os Trabalhadores Videiros tiveram um papel muito importante nesse debate, pois, com as perguntas reafirmamos e mostramos a diferença de uma central classista e preocupado com o trabalhador e não com a agremiação partidária ou política dentro da central. Perguntas como o Pré Sal, a Amazônia e os créditos de carbono mostraram o papel dos trabalhadores sobre esses temas e principalmente o papel jogado político do PCdoB sobre o tema do Pré Sal. Fator Previdenciário apresentou a diferença das centrais, pois tivemos que lembrar que a CUT e a Força Sindical fecharam acordo com o Governo prejudicando os trabalhadores. Mas foi sobre a “Unidade e o respeito aos pensamentos e as correntes para enfrentar a crise e avançar” tema escolhido por mim para o debate foi essencial para conclamar os trabalhadores e trabalhadoras para a 6ª marcha da classe trabalhadora no próximo dia (11) para conquistarmos a Redução de Jornada de Trabalho sem redução de Salário proposta então defendia pela CSC – Corrente Sindical Classista quando ainda estávamos na CUT. Para finalizar destaquei o papel do Núcleo de Base da CTB nos Sindicatos dos Vidreiros para uma aplicar postura política classista e unirmos para que em 2010 todo, sem exceção de cores partidária e sindical escreverem mais uma pagina na historia sindical desse país com a realização da CONCLAT – Congresso das Classes Trabalhadoras.

Da esquerda para direita o companheiro Valdir e Laerte (diretores do Sindicato dos Servidores de Ribeirão Preto, Joel ( PCdoB), Wagner ( Secretário Geral CTB-SP), Jacira (diretora CTB-SP), Narciso (Núcleo de Base dos Vidreiros), Freitas ( CTB Nacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário